“Conheço muita gente, tenho muitos amigos que vão comprar comigo. Vou vender.”
É claro que existem “N” motivos para alguém não comprar o seu produto ou serviço, mas o post de hoje é para falar especialmente sobre ela, a pulguinha que fica atrás da orelha dizendo:
“Por que fulano não comprou comigo e comprou do concorrente? Somos amigos (parentes).”
Por que isso acontece?
Antes de tudo, temos que te contar que venda tem a ver com relacionamento, mas não esse relacionamento que você está acostumado (a), agora, se você abrir um negócio hoje pensando em vender para família, amigos e conhecidos, infelizmente ele estará fadado ao fracasso, e sabe por quê?
O ser humano é guiado e tem suas decisões muitas vezes pautadas em sentimentos primitivos como: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e vaidade, e são esses os principais motivos que impedem que você faça dele um cliente. Em uma trajetória de conscientização que ocorre nas estratégias de venda utilizamos o despertar de desejos, desperta sensação através de gatilhos intencionais, contudo, como despertar gatilhos em pessoas que já tem instalado sentimentos e opiniões prévias de relação pessoal com você? Família, amigos, e familiares tendem a enxergar somente o preço do seu produto ou serviço, porque esses sentimentos prévios impedem que eles enxerguem o valor.
E com isso, para vender para eles você faz o quê? Baixa o preço, aplica descontos absurdos ou promoções de estoque que ferem seu lucro e ferem o seu negócio.
Afinal, essas pessoas já têm opiniões, desejos e intenções formadas a partir de um contato prévio com você que impedem que ela enxergue o valor do seu produto/serviço por isso, ela compra de uma terceira pessoa, porque lá ela foi guiada por um nível de conscientização que a fez enxergar valor dado que não há nenhum sentimento prévio que atrapalhe esse processo de “convencimento”.
Não faça isso!
É grande o volume de reclamação de empresários que, entre oportunidade e desespero, resolveram empreender sem o básico de planejamento estratégico: análise de mercado, estudo de público, fluxo de caixa, estratégia de diferenciação, comunicação e marketing, alguns dos elementos principais para se obter sucesso nos negócios considerando a simples promessa: “Com certeza serei seu cliente”.
Vale lembrar é claro, que toda regra tem sua exceção, mas o sucesso do seu negócio não pode estar pautado na exceção, certo?
Como fazer?
Não inicie um e-commerce se o sucesso das suas vendas estiver atrelada a relações pessoais, afinal, elas não irão mover o seu negócio, por isso, antes de abrir a sua empresa faça uma análise do seu mercado, estude seu público, aposte estratégia pautadas em dados, busque uma diferenciação e invista no marketing da sua empresa. Marketing não é sobre gastos e sim investimento.
Não sabe por onde começar?
Vamos analisar qual é o seu ponto de atenção para ser mais presente no meio Digital, sem nenhum compromisso e totalmente grátis! Clique Aqui.
Gostou dessa matéria?
Se inscreva para ser avisado (a) sempre que sair um conteúdo massa por aqui.
Até breve!